Walter Burle Marx
Philadelphia, 23/7/1902 - 12/1990
Nascido no São Paulo começou a carreira como pianista, estudando com Enrique Oswald no Rio de Janeiro, Tobias Mattay em Londres e James Kwast em Berlim.
Também estudou composição com Emil von Resnicek e com Felix Weingartner durante este período. Em 1931 ele fundou a Filarmônica do Rio de Janeiro e regeu numerosas estréias com esta orquestra, entre elas, a primeira performance sul americana da Nona Sinfonia de Beethoven. Solistas que participaram da orquestra incluíam Arthur Rubinstein, Mieczislav Horszowski e Margaret Long. Ele também foi o primeiro a organizar jovens concertos no Brasil.
Durante a década que seguiu o retorno dele para o Brasil em 1931, Burle Marx continuou conduzindo entre Europa e os Estados Unidos. Entre as orquestras mais notáveis que ele foi convidado a conduzir foram as Berlim Philharmonic, Nova Iorque Philharmonic, Orquestra de Cleveland, Detroit e as Orquestras sinfônicas Nacionais.
Foi Diretor de Música do Pavilhão brasileiro na Feira de 1939 em Nova Iorque, aonde ele conduziu a Nova Iorque Philharmonic, apresentando várias estréias de trabalhos de compositores brasileiros como Heitor Villa Lobos e Camargo Guarnieri e também introduzindo algumas de suas próprias composições.
Em 1947 Burle Marx foi designado o Diretor Artístico da Ópera de Rio de Janeiro. Em 1949 ele deixou o Brasil para se tornar um cidadão norte-americano permanente e se dedicar completamente a composição. De 1952 até a aposentadoria dele em 1977, ele ensinou piano, teoria e composição na Settlement Music School na Filadélfia.
Continuou compondo até a morte em dezembro de 1990.
Fonte: tradução livre de: http://www.burlemarx.org
-
Concerto para Violoncelo e Orquestra
-
Violeiros de Guaratiba - Dedicado à Andrés Segovia






